Atualizações do caso no Reino Unido
Perguntas e Respostas do Caso no Reino Unido
Perguntas e Respostas do Caso no Reino Unido
O escritório de advocacia PG (antigo PGMBM) move uma ação coletiva contra a BHP Group Ltd e a BHP Group (UK) Ltd (antiga BHP Group Plc) no Reino Unido representando um grupo de autores brasileiros que pleiteiam indenização por danos relacionados ao rompimento da barragem de Fundão. Tais danos estão sendo endereçados pelas medidas de reparação disponíveis no Brasil para as pessoas impactadas pelo rompimento e são objeto de ações judiciais em curso perante o Judiciário brasileiro.
Em novembro de 2020, a High Court inglesa acolheu nossos argumentos e extinguiu a ação com base em regras referentes a abuso processual. Em 8 de julho de 2022, a Corte de Apelação reverteu o a sentença de extinção e permitiu que o processo continuasse a tramitar no Reino Unido. Requeremos então permissão para recorrer perante a Suprema Corte inglesa contra a continuidade do caso na Inglaterra. Ainda não foi proferida decisão sobre tal pedido.
A ação de contribuição da BHP contra a Vale S.A. sustenta que se, ao contrário da defesa da BHP, a BHP for condenada a pagar indenização aos autores da ação do Reino Unido, a Vale deverá contribuir com qualquer valor devido. Trata-se de uma medida processual necessária tendo em vista que a Vale detém 50% das ações da Samarco Mineração S.A. e não foi incluída pelos Requerentes como ré na ação inglesa.