germano

Samarco

Detemos 50% de participação na Samarco, joint venture não operada no Brasil. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas direta e indiretamente e produz pelotas de minério de ferro por meio de suas unidades operacionais em Minas Gerais e no Espírito Santo. 

Após o rompimento da barragem de Fundão em 2015, a Samarco retomou suas operações com foco em segurança e sustentabilidade. Um novo sistema de filtragem foi implantado para permitir que a empresa opere sem o uso de barragens, com 80% do rejeito gerado sendo empilhado a seco e o restante depositado em uma cava rochosa confinada.

O descomissionamento da barragem de Germano foi concluído e aprovado pelo Poder Público. O descomissionamento da barragem principal está avançado e em vias de ser concluído até o exercício financeiro de 2029.

Samarco em resumo

A Samarco é gerenciada de forma independente e possui logística própria integrada. Isso inclui minas, concentradores e plantas de pelotização para processamento de minério de ferro, com dutos que ligam as duas unidades operacionais e um terminal portuário para exportação da produção.
60%Na capacidade de produção após o segundo reinício do concentrador - esperado no primeiro trimestre de 2025
O descomissionamento da barragem de Germano foi concluído e aprovado pelo Poder Público. O descomissionamento da barragem principal está avançado e em vias de ser concluído até o exercício financeiro de 2029
~15,000empregos diretos e indiretos criados pela Samarco e ~BRL 3.7 bilhões em impostos desde o reinício contribuídos até 23 de dezembro inclui impostos gerados pelas atividades da cadeia de valor da Samarco)
Nova dívida financeira emitida em troca de dívida reestruturada como parte da conclusão da reestruturação da Recuperação Judicial em dezembro de 2023.

Conheça uma nova Samarco

A empresa retomou as operações de forma diferente, usando novas tecnologias.

Um novo sistema de filtragem permite o empilhamento a seco de 80% do rejeito gerado e o restante é depositado em um poço confinado. Acesse o site para saber mais sobre a retomada da Samarco.