Após o rompimento da barragem de Fundão em 2015, a Samarco retomou suas operações com foco em segurança e sustentabilidade. Um novo sistema de filtragem foi implantado para permitir que a empresa opere sem o uso de barragens, com 80% do rejeito gerado sendo empilhado a seco e o restante depositado em uma cava rochosa confinada.
O descomissionamento da barragem de Germano foi concluído e aprovado pelo Poder Público. O descomissionamento da barragem principal está avançado e em vias de ser concluído até o exercício financeiro de 2029.
Samarco em resumo
A Samarco é gerenciada de forma independente e possui logística própria integrada. Isso inclui minas, concentradores e plantas de pelotização para processamento de minério de ferro, com dutos que ligam as duas unidades operacionais e um terminal portuário para exportação da produção.Conheça uma nova Samarco
A empresa retomou as operações de forma diferente, usando novas tecnologias.
Um novo sistema de filtragem permite o empilhamento a seco de 80% do rejeito gerado e o restante é depositado em um poço confinado. Acesse o site para saber mais sobre a retomada da Samarco.