Após o rompimento da barragem de Fundão em 2015, a Samarco retomou suas operações com foco em segurança e sustentabilidade. Um novo sistema de filtragem foi implantado para permitir que a empresa opere sem o uso de barragens, com 80% do rejeito gerado sendo empilhado a seco e o restante depositado em uma cava rochosa confinada.
Em linha com a legislação brasileira, a barragem e cava de Germano, desativadas desde 2015, estão agora em processo de descomissionamento.
Sobre a Samarco
A Samarco possui logística própria integrada, que inclui minas, concentradores e usinas de pelotização para beneficiamento de minério de ferro, com minerodutos que ligam as duas unidades operacionais e terminal portuário para exportação da produção.
Fundação Renova
A Fundação foi criada para implementar um conjunto de programas de remediação e compensação dos impactos causados pelo rompimento de Fundão. Nossa equipe no Brasil sempre esteve e continua absolutamente comprometida em fazer o que é certo, apoiando o trabalho da Renova para garantir a reparação justa e integral às pessoas atingidas e ao meio ambiente.
Ações de reparação
Os 42 programas executados pela Fundação Renova estão divididos em três eixos temáticos: pessoas e comunidade; terra e água; e reconstrução e infraestrutura. A elaboração e execução dos programas baseiam-se no envolvimento das comunidades em todas as etapas e contam com monitoramento constante e auditorias externas independentes para validar com transparência o andamento de cada programa.Conheça uma nova Samarco
A empresa retomou as operações de forma diferente, usando novas tecnologias.
Um novo sistema de filtragem permite o empilhamento a seco de 80% do rejeito gerado e o restante é depositado em um poço confinado. Acesse o site para saber mais sobre a retomada da Samarco.