orange gradient

Fundação Renova inicia construção de canteiro de obras da nova Bento Rodrigues

A Fundação Renova iniciou na sexta-feira, 11 de maio, a construção de um canteiro de obras para o reassentamento da comunidade da nova Bento Rodrigues, localizada em Lavoura, que foi a área escolhida pela comunidade para a reconstrução da cidade, após o rompimento da barragem de Fundão da Samarco, em 2015.

O canteiro de obras abrigará escritórios e dará apoio às estruturas voltadas aos profissionais terceirizados que gerenciarão as obras da cidade, assim que for obtida a licença ambiental exigida.

Espera-se que a primeira fase de terraplanagem seja completada em 45 dias, seguida pela construção de dois escritórios e de uma cantina, que deverão estar prontos até julho.

Na segunda etapa deste canteiro de obras, serão erguidos outros estabelecimentos, incluindo uma clínica médica e oficinas. Esta fase deverá ser completada em setembro de 2018 e a área total construída até então compreenderá 10.000m2.

A preparação do canteiro de obras assegura que o trabalho de reconstrução de Bento Rodrigues esteja pronto para iniciar assim que a Fundação Renova adquirir a licença ambiental exigida e passar pela regularização necessária para a aquisição das terras.

Todo o trabalho destinado à instalação do canteiro de obras contou com a aprovação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), da Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir) e do Município de Mariana, além da participação da comissão formada pelas pessoas impactadas em Bento Rodrigues.

Os residentes de Bento Rodrigues aprovaram o projeto urbanístico de sua nova comunidade em 8 de fevereiro de 2018. Uma vez que a licença ambiental for adquirida, será iniciada a fase de construção das obras de infraestrutura da nova cidade, incluindo pavimentação, drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e energia elétrica. Esta etapa pode ser realizada simultaneamente à segunda etapa do canteiro de obras.

Em paralelo às obras de infraestrutura, o projeto de cada residência será discutido individualmente com cada família. Espera-se que o planejamento dos projetos residenciais individuais seja concluído em conjunto com as licenças, o que permitirá o início imediato da construção dessas residências.