04 May 2016
O Ministério Público Federal anunciou que protocolou ação contra a Samarco Mineração S.A (Samarco), a Vale e a BHP Billiton Brasil LTDA (BHP Billiton Brasil) no valor de R$155 bilhões (aproximadamente US$43 bilhões nas taxas de câmbio atuais) para compensação econômica, ambiental e social com relação ao rompimento da barragem de Fundão nas operações de minério de ferro da Samarco em Minas Gerais, Brasil no dia 5 de novembro de 2015.
A BHP Billiton não recebeu notificação formal da ação.
A BHP Billiton continua comprometida a apoiar a Samarco a reconstruir a comunidade e a restaurar o meio ambiente afetado pelo rompimento da barragem.
Para tanto, no dia 2 de março de 2016, a BHP Billiton anunciou que a Samarco, a Vale e a BHP Billiton Brasil firmaram um acordo com a Advocacia Geral da União do Brasil, os estados de Espírito Santo e Minas Gerais e outras autoridades públicas para a restauração do meio ambiente e das comunidades afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco.
O Acordo fornece uma estrutura de compensação e de remediação a longo prazo para responder ao impacto da tragédia da Samarco. O mesmo incorpora um requisito de consulta comunitária aos projetos de remediação e compensação.
Conforme o Acordo, a Samarco, a Vale e a BHP Billiton Brasil estabeleceram uma Fundação para o desenvolvimento e execução de programas ambientais e sócio-econômicos para remediar e fornecer compensação pelos danos causados pelo rompimento da barragem. Os projetos de compensação e remediação receberão as informações de estudos científicos e técnicos conduzidos por especialistas globais. Conforme o Acordo, foi estabelecido um Comitê Interfederativo (IFC) consistindo de 12 representantes do governo federal, estadual e municipal. O IFC tem a função de validar os designs do programa, e rever o progresso e o alcance dos objetivos dos programas de compensação e remediação.
O Acordo continua sujeito à homologação judicial.
Acreditamos que o Acordo (ao ser homologado judicialmente) fornece uma estrutura de compensação e de remediação a longo prazo para responder ao impacto da tragédia da Samarco e uma plataforma adequada para as partes trabalharem em conjunto.
Get the latest BHP news alerts, straight to your inbox
Get BHP news first. Stay in touch with our latest updates, investor news and media releases.