orange gradient

Andrew Mackenzie fala na coletiva de imprensa conjunta da Samarco

Gostaríamos de agradecer por participarem da coletiva e por nos ajudar a realmente conectar com a sua comunidade em circunstâncias tão trágicas, após o terrível incidente que ocorreu na mina de minério de ferro da Samarco em Minas Gerais, na quinta-feira passada.

Na BHP, sentimos muita tristeza e queremos expressar nossa preocupação com a sua comunidade. Sentimos muito por aqueles que já sofreram, e os que sofrerão em decorrência  desta terrível tragédia. Pelos amigos e familiares daqueles já falecidos e os que ainda estão desaparecidos ou perderam as suas casas, e aqueles que sentem que suas vidas estão em perigo. A devastação que testemunhamos no local e na comunidade nesta manhã nos deixou inconsolavéis. Nossos pensamentos e orações estão com todos os envolvidos neste período incerto e angustiante.

Como a Vale, estamos trabalhando muito com a Samarco para fornecer todo o nosso suporte. Neste momento o nosso foco está em segurança e resgate, como o Ricardo descreveu, e na ajuda humanitária imediata, que é o mais  necessário. Eu vim  aqui por muitas razões, mas, primeiramente e acima de tudo, estou aqui para aprender mais sobre a situação local, para que possa obter um melhor discernimento de como, aqui na BHP Billiton, podemos ser mais prestativos neste momento, num futuro próximo e a longo prazo. Quero, pessoalmente, agradecer a todos aqueles que já os ajudaram nestas circunstâncias terríveis. Hoje eu pude conhecer muitos deles na parte da manhã. Ouvi muitas histórias de coragem, heroismo e dedicação na maneira como as pessoas responderam. Fiquei muito inspirado com a coragem e resiliência dos trabalhadores da Samarco, das communidades e das equipes de emergência na presença deste evento.

Gostaria de deixar bem claro: nós estamos 100% dedicados a fazer tudo que pudermos para apoiar a Samarco e resolver esta situação.

Nós já fornecemos especialistas das áreas de saúde, segurança, meio ambiente e geotecnia para a Samarco e estamos trabalhando com eles para identificar mais recursos que necessitarão para remediar a situação. Como o Ricardo nos informou, como um passo imediato, junto com a Vale, nós prometemos ajudar a Samarco, e criar um fundo de assistência para reconstruir a área afetada e rapidamente assitir as famílias e comunidades atingidas. A Samarco fornecerá informações sobre a situação e toda a nossa assistência, e tenha a certeza : os brasileiros e os moradores de Mariana tem a minha determinação absoluta de que faremos a nossa parte, ajudando na reconstrução das suas casas, da sua comunidade e do seu espírito. Faremos isso trabalhando lado a lado  com Murilo Ferreira e a Vale, e por meio do Ricardo e da Samarco.

Obrigado