Conforme anunciado em 30 de novembro de 2015, a Advocacia Geral da União, os estados de Espírito Santo, Minas Gerais e outras autoridades públicas deram início a uma ação civil, reinvindicando o estabelecimento de um fundo para os custos de limpeza e danos relacionados com o rompimento da barragem da Samarco. Conforme informado nos resultados semestrais da BHP Billiton até 31 de dezembro de 2015, a BHP Billiton Brasil, Samarco e Vale S.A. estão em negociações com o governo brasileiro a respeito dessa ação.

Tem havido especulação na imprensa de que um acordo foi fechado com as autoridades brasileiras a respeito dessa ação. As negociações progrediram significantemente, e estamos otimistas que um acordo será fechado. Caso e quando isso ocorra, um comunicado será feito na ocasião.