Skip to content

Esta atualização fornece maiores informações sobre o acidente nas operações de minério de ferro da Samarco Mineração S.A (Samarco) em Minas Gerais, Brasil na quinta-feira, 5 de novembro de 2015. A BHP Billiton e a Vale possuem cada uma 50 porcento de participação na Samarco. 

A Samarco informou que até o momento há nove fatalidades. A Samarco também informou que quatro pessoas que previamente estavam desaparecidas foram encontradas e outras 19 pessoas continuan desaparecidas. 

Oferecemos a mais profunda solidariedade às famílias e amigos dos que faleceram neste acidente trágico. 

A prioridade imediata da BHP Billiton é o bem-estar dos trabalhadores da Samarco e da comunidade. As autoridades locais informaram que através da resposta de emergência, 637 pessoas foram evacuadas e receberam acomodação temporária. A Samarco e as autoridades estão fornecendo água e alimentos para as comunidades afetadas. 

A BHP Billiton e a Vale ofereceram apoio à Samarco em estabelecer um fundo de emergência para apoio comunitário e trabalhos de reconstrução. Nossa intenção é trabalhar com as autoridades para garantir que esse fundo esteja operacional o quanto antes possível. 

Minimizar o impacto ambiental deste acidente também é uma prioridade e um Plano de Recuperação Ambiental será desenvolvido pela Samarco com o apoio de um perito externo.

No momento, os rejeitos estendem-se por 440 quilômetros a jusante afetando 11 comunidades. A Samarco implementou um programa de monitoramento da água para análise contínua da qualidade da água dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce. A Samarco está trabalhando com as autoridades competentes para gerenciar a qualidade da água dos rios e garantir a disponibilidade de água potável.

Os funcionários da Samarco foram colocados em licença remunerada e a Samarco está considerando as opções de longo prazo para gerenciar a força de trabalho.

A Samarco continua a monitorar as instalações de rejeitos afetadas, incluindo a barragem de Germano. Em parceria com peritos independentes, a Samarco está desenvolvendo um plano para reforçar as estruturas da barragem e estabilizar a área. 

As operações da Samarco foram interrompidas imediatamente após o acidente e a licença de operação da Samarco foi suspensa. As operações da Samarco continuarão interrompidas enquanto as autoridades iniciam as investigações e os planos para os trabalhos de retificação são desenvolvidos. 

A Samarco e representantes da BHP Billiton e da Vale estão se encontrando com líderes de seguradoras no Brasil esta semana. 

Outras atualizações serão fornecidas quando mais informações estiverem disponíveis.

Subscribe to news alerts

No keyword(s) entered

Please ensure you enter a keyword and try searching again

Invalid email

Sorry, we are unable to subscribe you. Please ensure you have entered a valid email address and try again.

Subscription received

Thank you for subscribing to BHP Billiton news alerts. Please check your email for confirmation of your subscription.

Subscription confirmed

You have already signed up to our newsletter.

Loading the player...