Skip to content

Gostaríamos de agradecer por participarem da coletiva e por nos ajudar a realmente conectar com a sua comunidade em circunstâncias tão trágicas, após o terrível incidente que ocorreu na mina de minério de ferro da Samarco em Minas Gerais, na quinta-feira passada.

Na BHP, sentimos muita tristeza e queremos expressar nossa preocupação com a sua comunidade. Sentimos muito por aqueles que já sofreram, e os que sofrerão em decorrência  desta terrível tragédia. Pelos amigos e familiares daqueles já falecidos e os que ainda estão desaparecidos ou perderam as suas casas, e aqueles que sentem que suas vidas estão em perigo. A devastação que testemunhamos no local e na comunidade nesta manhã nos deixou inconsolavéis. Nossos pensamentos e orações estão com todos os envolvidos neste período incerto e angustiante.

Como a Vale, estamos trabalhando muito com a Samarco para fornecer todo o nosso suporte. Neste momento o nosso foco está em segurança e resgate, como o Ricardo descreveu, e na ajuda humanitária imediata, que é o mais  necessário. Eu vim  aqui por muitas razões, mas, primeiramente e acima de tudo, estou aqui para aprender mais sobre a situação local, para que possa obter um melhor discernimento de como, aqui na BHP Billiton, podemos ser mais prestativos neste momento, num futuro próximo e a longo prazo. Quero, pessoalmente, agradecer a todos aqueles que já os ajudaram nestas circunstâncias terríveis. Hoje eu pude conhecer muitos deles na parte da manhã. Ouvi muitas histórias de coragem, heroismo e dedicação na maneira como as pessoas responderam. Fiquei muito inspirado com a coragem e resiliência dos trabalhadores da Samarco, das communidades e das equipes de emergência na presença deste evento.

Gostaria de deixar bem claro: nós estamos 100% dedicados a fazer tudo que pudermos para apoiar a Samarco e resolver esta situação.

Nós já fornecemos especialistas das áreas de saúde, segurança, meio ambiente e geotecnia para a Samarco e estamos trabalhando com eles para identificar mais recursos que necessitarão para remediar a situação. Como o Ricardo nos informou, como um passo imediato, junto com a Vale, nós prometemos ajudar a Samarco, e criar um fundo de assistência para reconstruir a área afetada e rapidamente assitir as famílias e comunidades atingidas. A Samarco fornecerá informações sobre a situação e toda a nossa assistência, e tenha a certeza : os brasileiros e os moradores de Mariana tem a minha determinação absoluta de que faremos a nossa parte, ajudando na reconstrução das suas casas, da sua comunidade e do seu espírito. Faremos isso trabalhando lado a lado  com Murilo Ferreira e a Vale, e por meio do Ricardo e da Samarco.

Obrigado

Subscribe to news alerts

No keyword(s) entered

Please ensure you enter a keyword and try searching again

Invalid email

Sorry, we are unable to subscribe you. Please ensure you have entered a valid email address and try again.

Subscription received

Thank you for subscribing to BHP Billiton news alerts. Please check your email for confirmation of your subscription.

Subscription confirmed

You have already signed up to our newsletter.

Loading the player...