A BHP Billiton anunciou a nomeação de Flávio Bulcão como Diretor Nacional - Brasil, efetivo imediatamente.

Flávio Bulcão irá liderar a equipe da BHP Billiton com base em Belo Horizonte - Brasil - apoiando a Samarco nos esforços de recuperação operacional, ambiental e humanitária resultantes do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão em Minas Gerais no dia 5 de novembro de 2015.

O Senhor Flávio possui ampla experiência na indústria de mineração e de metais tendo tido várias posições executivas sêniores na BHP Billiton no Brasil, incluindo como Diretor da Joint Venture do Grupo de Níquel e Alumínio e Presidente de Ativos em Alumínio entre 2009 e 2013.

Anterior a esses cargos de liderança operacional, ele foi Diretor Jurídico da BHP Billiton no Brasil e regressa à empresa de sua posição atual como sócio na empresa jurídica Motta, Fernandes Rocha Advogados. Antes de trabalhar para a BHP Billiton, Flávio Bulcão trabalhou para a Shell Brasil em cargos de jurista sênior, joint venture e recursos humanos.

Como Diretor Nacional - Brasil, o Senhor Flávio prestará contas ao Diretor Comercial, Dean Dalla Valle, o qual assume a responsabilidade diária da resposta da BHP Billiton ao rompimento da barragem da Samarco no Brasil a nível de Comitê de Gestão do Grupo.

O Senhor Dean deu boas-vindas ao Senhor Flávio de volta à BHP Billiton: “A BHP Billiton, seus parceiros e interessados se beneficiarão da sólida experiência operacional e corporativa do Flávio”.

“A nomeação do Flávio forma parte do compromisso da BHP Billiton em apoiar a Samarco em reconstruir as comunidades e restaurar o meio-ambiente após a tragédia em Minas Gerais. Estamos 100 por cento comprometidos a apoiar a Samarco na resposta contínua,” afirmou.

“Ele irá liderar a nossa presença no país apoiando a Samarco e desempenhando um papel direto na participação regulatória, governamental, jurídica e comercial da BHP Billiton no Brazil a longo prazo."