Skip to content

Esta atualização tem o objetivo de fornecer mais informações sobre o incidente ocorrido na operação de minério de ferro da Samarco Mineração S.A. (Samarco) em Minas Gerais, Brasil, na quinta-feira 5 de novembro de 2015. Ambas as empresas BHP Billiton e Vale detêm cada uma, a participação de 50 por cento da empresa Samarco. 

As operações da Samarco incluem um complexo de barragens de rejeitos de três níveis. Dentro desse complexo, ocorreu uma falha na barragem de Fundão, o que afetou a barragem de Santarém localizada logo abaixo. Isso resultou em um escoamento significativo de rejeitos proveniente das operações, inundando a comunidade de Bento Rodrigues e impactando outras comunidades ao longo do rio. A barragem de Germano, a terceira barragem no complexo, está sendo monitorada pela Samarco. Neste momento não há qualquer confirmação das possíveis causas do escoamento dos rejeitos. 

Andrew Mackenzie, Diretor-Presidente da empresa BHP Billiton, estará se deslocando para o Brasil ainda esta semana para entender em primeira mão os impactos sofridos em decorrência do incidente, no âmbito humano, ambiental e operacional. Enquanto isso, a BHP Billiton ofereceu o seu total apoio para ajudar nos esforços imediatos de resgate e na contribuição com a investigação. 

A prioridade imediata da BHP Billiton é o bem-estar das comunidades locais, dos funcionários, empreiteiros e colaboradores da Samarco.

Mais detalhes em relação aos empregados da Samarco e aos demais trabalhadores afetados pelo incidente ainda estão sendo averiguados. Neste momento, a Samarco informou que há pelo menos uma fatalidade confirmada e ainda 13 colaboradores que estão desaparecidos. 

O número de pessoas afetadas pelo incidente nas comunidades locais também está para ser confirmado, porém as autoridades locais informaram que neste momento, há pelo menos 15 pessoas que ainda estão desaparecidas. 

A BHP Billiton continuará a trabalhar com a Samarco (operadora), a Vale, comunidades e autoridades locais, agências regulamentadoras e seguradoras para avaliar todo o impacto sofrido após este incidente trágico. Serão fornecidas mais atualizaçãoes assim que mais informações forem recebidas.

As operações da Samarco possuem capacidade de produção de 30,5 milhões de toneladas por ano de minério de ferro em pelotas, processando 32 milhões de toneladas por ano de concentrado. No exercício de 2015, a participação na produção da BHP Billiton foi de 14,5 milhões de toneladas e a contribuição da Samarco foi de aproximadamente 3 por cento no EBIT básico do Grupo BHP Billiton. 

Após o incidente, a previsão de produção de minério de ferro da BHP Billiton para 2016 está sendo revisada. 

Anexo o comunicado de imprensa da BHP Billiton de 8 de novembro de 2015.

Subscribe to news alerts

No keyword(s) entered

Please ensure you enter a keyword and try searching again

Invalid email

Sorry, we are unable to subscribe you. Please ensure you have entered a valid email address and try again.

Subscription received

Thank you for subscribing to BHP Billiton news alerts. Please check your email for confirmation of your subscription.

Subscription confirmed

You have already signed up to our newsletter.

Loading the player...