orange gradient

Declaração do Diretor-President em relação a Samarco

Como vocês sabem, houve um terrível acidente na operação de minério de ferro da Samarco, em Minas Gerais, sudeste do Brasil.

Em primeiro lugar, nossos pensamentos estão com os empregados da Samarco, os empreiteiros, suas famílias, entes queridos e a comunidade local de Bento Rodrigues, que foi gravemente afetada pelo rompimento das barragens.

Estamos profundamente preocupados com o seu bem-estar.

Ainda não sabemos a extensão total da situação, mas estamos trabalhando junto com a Samarco e com a Vale para entender melhor a situação.

Conversei com o Diretor-Presidente da Vale, Murilo Ferreira, e Jimmy Wilson, Presidente da Divisão de Minério de Ferro, tem falado com seu equivalente na Vale, Peter Poppinga, e também com o Diretor-Presidente da Samarco, Ricardo Vescovi de Aragão.

Também já oferecemos nossa assistência à equipe da Samarco e às autoridades locais para gerenciar os esforços de resgate imediato, assim como limpeza e restabelecimento da comunidade local e posterior identificação das causas do rompimento.

A BHP Billiton e a Vale são acionistas (ambos com 50% de participação) da empresa brasileira ejoint venture, Samarco.

Como operadora, a Samarco continuará liderando as comunicações mais detalhadas e fornecerá atualizações sobre o incidente e o estado das operações.

É muito importante para mim, e para todos os funcionários e acionistas da BHP Billiton, poder falar com vocês hoje e oferecer nossa solidariedade com o povo de Minas Gerais.