orange gradient

Acidente fatal de helicoptero

É com grande pesar que a BHP Billiton dá a conhecer o despenhamento de um helicóptero resultando na morte de todos os passageiros incluindo o piloto do aparelho. O acidente ocorreu na tarde de Sexta-Feira 16 de Novembro aproximadamente à 80 Km da Base do Alto Cuilo, um projecto de prospecção e pesquisa de diamantes localizado no nordeste de Angola.

Tal como referimos na tarde de Sexta-Feira 16 Novembro 2007, dois helicópteros foram surpreendidos pelo mau tempo enquanto transportavam o pessoal para o acampamento do Alto Cuilo, tendo sido forçados a aterrar de emergência. Uma vez constatado a melhoria do tempo, os mesmos levantaram voo novamente. Pouco depois os dois helicópteros perderam a comunicação entre si. O primeiro helicóptero tentou restabelecer a comunicação com o segundo, e como não foi possível, retornou ao ponto de encontro aonde haviam aterrado depois do início da tempestade. O primeiro helicóptero permaneceu no local até ao raiar do dia, tendo iniciado as buscas. Os destroços do segundo helicóptero foram localizados. Tragicamente nenhum dos passageiros sobreviveu ao acidente.

Eram passageiros do helicóptero acidentado, os Srs.  David Hopgood (Australiano; Director de Operações e Director Geral dos Projectos – BHP Billiton Angola), Kevin Ayre (Britânico; Director de Operações – Angola Technical Services), Kottie Breedt (Sul Africano; Piloto – Wild Dog Helicopters), Guy Summerfield (Britânico; MMC) e Louwrens Prinsloo (Namibiano; Prisnloo Drilling). Os familiares dos mesmos foram já contactados.

O objectivo principal da BHP Billiton é a segurança e o bem-estar de toda a equipa envolvida nas operações em Angola. Neste momento de dor e de consternação a BHPBilliton está prestando todo o apoio necessário às famílias enlutadas. Todas as operações da BHP Billiton em Angola foram suspensas e uma investigação está em curso para determinarem-se as causas do acidente. As nossas mais sinceras condolências e juntámo – nos às famílias enlutadas, parceiros e colegas neste momento de dor e de luto.