Skip to content

A Fundação Renova iniciou na sexta-feira, 11 de maio, a construção de um canteiro de obras para o reassentamento da comunidade da nova Bento Rodrigues, localizada em Lavoura, que foi a área escolhida pela comunidade para a reconstrução da cidade, após o rompimento da barragem de Fundão da Samarco, em 2015.

O canteiro de obras abrigará escritórios e dará apoio às estruturas voltadas aos profissionais terceirizados que gerenciarão as obras da cidade, assim que for obtida a licença ambiental exigida.

Espera-se que a primeira fase de terraplanagem seja completada em 45 dias, seguida pela construção de dois escritórios e de uma cantina, que deverão estar prontos até julho.

Na segunda etapa deste canteiro de obras, serão erguidos outros estabelecimentos, incluindo uma clínica médica e oficinas. Esta fase deverá ser completada em setembro de 2018 e a área total construída até então compreenderá 10.000m2.

A preparação do canteiro de obras assegura que o trabalho de reconstrução de Bento Rodrigues esteja pronto para iniciar assim que a Fundação Renova adquirir a licença ambiental exigida e passar pela regularização necessária para a aquisição das terras.

Todo o trabalho destinado à instalação do canteiro de obras contou com a aprovação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), da Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir) e do Município de Mariana, além da participação da comissão formada pelas pessoas impactadas em Bento Rodrigues.

Os residentes de Bento Rodrigues aprovaram o projeto urbanístico de sua nova comunidade em 8 de fevereiro de 2018. Uma vez que a licença ambiental for adquirida, será iniciada a fase de construção das obras de infraestrutura da nova cidade, incluindo pavimentação, drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e energia elétrica. Esta etapa pode ser realizada simultaneamente à segunda etapa do canteiro de obras.

Em paralelo às obras de infraestrutura, o projeto de cada residência será discutido individualmente com cada família. Espera-se que o planejamento dos projetos residenciais individuais seja concluído em conjunto com as licenças, o que permitirá o início imediato da construção dessas residências.

Subscribe to news alerts

No keyword(s) entered

Please ensure you enter a keyword and try searching again

Invalid email

Sorry, we are unable to subscribe you. Please ensure you have entered a valid email address and try again.

Subscription received

Thank you for subscribing to BHP Billiton news alerts. Please check your email for confirmation of your subscription.

Subscription confirmed

You have already signed up to our newsletter.

Loading the player...