Skip to content

A BHP Billiton confirma que a Samarco assinou hoje um Termo de Compromisso Preliminar com promotores brasileiros a respeito do estado de Minas Gerais. De acordo com o Termo deste Compromisso, a Samarco garantirá a alocação de fundos no total de US$ 260 milhões (R$ 1 bilhão) voltados para um fundo emergencial após o incidente nas operações de minério de ferro da Samarco, ocorrido no dia 5 de Novembro de 2015.

O Compromisso garantirá o financiamento de uma série de medidas de emergência, incluindo a prevenção, mitigação, recuperação e compensação dos efeitos ambientais e sociais causados pelo incidente.

A Samarco administrará o Fundo Emergencial em conjunto com o Ministério Público, que também selecionará um auditor independente para auditar as despesas do fundo.

A Samarco também assinou separadamente um Termo de Compromisso com as autoridades do Espírito Santo, que abrange medidas visando prevenir e reduzir os impactos socioambientais do estado. As medidas incluem a garantia de abastecimento de água nas áreas afetadas, análise da qualidade da água na bacia do Rio Doce e a recuperação da fauna na área.

A BHP Billiton apoia plenamente a Samarco na tomada dessas medidas necessárias para permitir a recuperação das áreas afetadas.

Subscribe to news alerts

No keyword(s) entered

Please ensure you enter a keyword and try searching again

Invalid email

Sorry, we are unable to subscribe you. Please ensure you have entered a valid email address and try again.

Subscription received

Thank you for subscribing to BHP Billiton news alerts. Please check your email for confirmation of your subscription.

Subscription confirmed

You have already signed up to our newsletter.

Loading the player...