13 noviembre 2015
Esta atualização fornece maiores informações sobre o acidente nas operações de minério de ferro da Samarco Mineração S.A (Samarco) em Minas Gerais, Brasil na quinta-feira, 5 de novembro de 2015. A BHP Billiton e a Vale possuem cada uma 50 porcento de participação na Samarco.
A Samarco informou que até o momento há nove fatalidades. A Samarco também informou que quatro pessoas que previamente estavam desaparecidas foram encontradas e outras 19 pessoas continuan desaparecidas.
Oferecemos a mais profunda solidariedade às famílias e amigos dos que faleceram neste acidente trágico.
A prioridade imediata da BHP Billiton é o bem-estar dos trabalhadores da Samarco e da comunidade. As autoridades locais informaram que através da resposta de emergência, 637 pessoas foram evacuadas e receberam acomodação temporária. A Samarco e as autoridades estão fornecendo água e alimentos para as comunidades afetadas.
A BHP Billiton e a Vale ofereceram apoio à Samarco em estabelecer um fundo de emergência para apoio comunitário e trabalhos de reconstrução. Nossa intenção é trabalhar com as autoridades para garantir que esse fundo esteja operacional o quanto antes possível.
Minimizar o impacto ambiental deste acidente também é uma prioridade e um Plano de Recuperação Ambiental será desenvolvido pela Samarco com o apoio de um perito externo.
No momento, os rejeitos estendem-se por 440 quilômetros a jusante afetando 11 comunidades. A Samarco implementou um programa de monitoramento da água para análise contínua da qualidade da água dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce. A Samarco está trabalhando com as autoridades competentes para gerenciar a qualidade da água dos rios e garantir a disponibilidade de água potável.
Os funcionários da Samarco foram colocados em licença remunerada e a Samarco está considerando as opções de longo prazo para gerenciar a força de trabalho.
A Samarco continua a monitorar as instalações de rejeitos afetadas, incluindo a barragem de Germano. Em parceria com peritos independentes, a Samarco está desenvolvendo um plano para reforçar as estruturas da barragem e estabilizar a área.
As operações da Samarco foram interrompidas imediatamente após o acidente e a licença de operação da Samarco foi suspensa. As operações da Samarco continuarão interrompidas enquanto as autoridades iniciam as investigações e os planos para os trabalhos de retificação são desenvolvidos.
A Samarco e representantes da BHP Billiton e da Vale estão se encontrando com líderes de seguradoras no Brasil esta semana.
Outras atualizações serão fornecidas quando mais informações estiverem disponíveis.