Skip to content

 

A resposta da BHP ao rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, tem sido um processo técnico e social complexo que demonstrou nosso compromisso de garantir a reparação e compensação completas e justas dos danos causados às comunidades e ao meio ambiente. Desde que a barragem se rompeu em 5 de novembro de 2015, a BHP está totalmente comprometida em fazer o certo no Brasil, priorizando os esforços de recuperação focados nas pessoas afetadas. Temos uma equipe de especialistas técnicos sediados em Belo Horizonte que apoiaram a gestão de crise imediatamente após o rompimento e os esforços de recuperação social e ambiental de longo prazo.

A Fundação Renova, organização independente criada em agosto de 2016 para gerenciar o processo de reparação, tem cerca de 7.000 pessoas trabalhando do município de Mariana até a foz do rio Doce. Até agosto de 2019, a Renova gastou cerca de 7 bilhões de reais em medidas de compensação e remediação e continua operando em um ambiente complexo e uma estrutura de governança em camadas para garantir que as soluções implementadas sejam sustentáveis.

O progresso tem sido mais lento do que gostaríamos, mas essas soluções não podem ser desenvolvidas e entregues às pressas - o envolvimento de grupos diferentes de partes interessadas, incluindo as comunidades afetadas, significa mais adesão, mas também leva tempo. Quase 4 anos após o rompimento da barragem de Fundão, nossos colegas da BHP Brasil discutem o trabalho realizado para compensar as pessoas impactadas, reconstruir as comunidades e restaurar o meio ambiente. O trabalho da Fundação Renova tem sido impressionante, mas ainda há muito a ser feito e a BHP está comprometida a continuar fazendo o certo.

Subscribe to news alerts

No keyword(s) entered

Please ensure you enter a keyword and try searching again

Invalid email

Sorry, we are unable to subscribe you. Please ensure you have entered a valid email address and try again.

Subscription received

Thank you for subscribing to BHP news alerts. Please check your email for confirmation of your subscription.

Subscription confirmed

You have already signed up to our news.

Loading the player...