Skip to content

A Fundação Renova, que está realizando os programas de reabilitação e compensação relacionados ao rompimento da barragem de Fundão no Brasil, ocorrido em novembro de 2015, recebeu as duas últimas licenças pendentes para o início da construção da nova Bento Rodrigues.

As aprovações da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir) e do município de Mariana foram concedidas no dia 1º de agosto de 2018. Tais aprovações dão o sinal verde para que a Fundação inicie as obras no terreno de Lavoura, uma área para reassentamento escolhida pela comunidade afetada.

Os primeiros passos serão a supressão vegetal e a terraplenagem do terreno, seguidos pelas obras de infraestrutura, como drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e de energia, além da pavimentação. Após essa etapa, serão construídas as residências e as instituições públicas. No final de maio, começaram as reuniões entre os residentes impactados e arquitetos para projetarem as casas.

A construção de Bento Rodrigues seguirá as diretrizes acordadas no projeto, que levou em consideração as necessidades dos atingidos, tais como as relações de vizinhança, a memória patrimonial e cultural de Bento Rodrigues, respeitando elementos específicos do novo terreno. 

A área do terreno, de aproximadamente 100 hectares, acomodará as 225 famílias impactadas. Para a BHP, o programa de reassentamento é considerado uma prioridade e estamos satisfeitos em alcançar este importante marco, à medida em que trabalhamos na reconstrução das comunidades que foram impactadas pela tragédia da Samarco.

Subscribe to news alerts

No keyword(s) entered

Please ensure you enter a keyword and try searching again

Invalid email

Sorry, we are unable to subscribe you. Please ensure you have entered a valid email address and try again.

Subscription received

Thank you for subscribing to BHP Billiton news alerts. Please check your email for confirmation of your subscription.

Subscription confirmed

You have already signed up to our newsletter.

Loading the player...